sexta-feira, janeiro 08, 2010

Grandes nomes da arquiteutra : Zaha Hadid


Zaha Hadid

A arquitetura feminina não poderia estar mais bem representada. Zaha Hadid nasceu em Bagdá. É uma arquiteta iraquiana baseada em Londres que fascina pela ousadia das formas de seus projetos, considerados intrigantes, pela audácia, por viver à frente do seu tempo.
É a única mulher que recebeu o prêmio máximo da arquitetura – o Pritzker, em 2004 pelo conjunto de sua obra, o que a coloca ao lado de mestres como Frank Gehry, Renzo Piano e Oscar Niemeyer.
Anteriormente ela também havia sido premiada pela Ordem do Império Britânico pelos serviços prestados à arquitetura.
Realmente, só poderia ser pelo conjunto da obra, porque seus projetos invadem todos os espaços, de ruas, a tetos, pés, automóveis. Muitos dos seus projetos arquitetônicos foram premiados, mas não saíram do papel. Porém, os que foram construídos são reconhecidos como marco, referência da arquitetura denominada "descosntrutivista".
Segundo o crítico americano Herbert Muschamp, em entrevista no jornal O Estado de São Paulo, "Zaha não se sente incomodada em introduzir complexidade aos projetos. Suas construções são puro movimento, energia, desejo erótico. Ela não teme correr riscos".
Zaha faz de mega obras como museus (Guggenheim), bairros, mobiliários, mesas, lustres, sapatos até cenários de desfiles. Um exemplo é o pavilhão itinerante da Chanel, o Mobile Art Pavillion, de 700metros totalmente desmontável que, desde 27 de fevereiro está em Hong Kong e depois seguirá para Tóquio, Nova Iorque, Londres, Moscou e Paris mostrando as obras de 20 artistas contemporâneos inspiradas no ícone Chanel.
Mas a arte começa a ser vista do lado de fora. Mais orgânico impossível.
Também é dela o projeto o novo Centro de Artes de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes. O Centro terá cinco teatros e será uma das cinco grandes instituições culturais que serão montadas por ali e, segundo ela, é uma inspiração da natureza, também um design orgânico.
E além de todos esses dotes Zaha foi convidada a participar de uma grife francesa Lacoste para vender não somente um produto, mas um conceito que reforce a imagem da marca.
Parcerias, inusitadas ou não, são ótimas ferramentas para vender a imagem de uma grife, ainda mais quando os produtos desenvolvidos carregam em si um conteúdo artístico forte, mesclado a técnicas de outras profissões como a arquitetura. Essas uniões resultam em produtos conceituais, inovadores, e o mais importante, não deixam de ser usuais. Outro aspecto interessante no lançamento de um produto conceitual é a exclusividade. Normalmente lançados em uma escala bem menor se comparado ao restante dos produtos da marca, representam algo especial que poucos podem ter, são verdadeiros objetos de desejo. Outro aspecto interessante no lançamento de um produto conceitual é a exclusividade.




4 comentários:

Fabiano (LicoSp) disse...

interessante... considero que as mulheres tem um Q em criatividade e harmonização, e nada mais normal do que elas se sobressairem, pena haver muito machismo nas principais áreas.

Qto as fotos, aonde é cada lugar?

Michelle disse...

Muito obrigada pela visita ao meu blog, assim como seus elogios!!
Sucesso pra v...
bjs,
Michelle.

Edna Fadinha disse...

Olá Nino
Tbm gostei do seu blog e nada como ver o ponto de vista de quem estudou o assunto.Não sabia que tinha o curso de Designer de Interiores em ETEC e bem perto de casa.
Tenha um excelente 2010!
Bjs

Lucila Zahran Turqueto disse...

Oi Nino! Tudo bem? Tb adoro uma pulseira de prata que ela fez para Tiffany. Bjs